MMN (Marketing MultiNível)

Olá amigo(a)!

Hoje, em como começar um negócio, falarei sobre o MMN, que é o Marketing multinível. Este modelo de negócio também é conhecido como marketing de rede ou vendas diretas.

Este é um tipo de negócio que ainda está em expansão no Brasil, enquanto que no mercado norte-americano este tipo de negócio já existe por mais tempo e é mais difundido.

No Brasil, um dos motivos que há uma certa resistência por pessoas aderirem o MMN é por “empresas” que se intitularam como MMN sendo caracterizadas como pirâmides, e com isto geraram grande prejuízos para as pessoas que aderiram.

Contudo amigo(a), se você escolher uma boa empresa de marketing de rede, há uma boa oportunidade de você ter grandes rendimentos, desde que o seu negócio seja bem conduzido. Bom, vamos entrar nos tópicos do tema propriamente dito!

O que é MMN (Marketing multinível)

O MMN é um formato de negócio onde o participante ganha os seus rendimentos (bônus, comissões ou prêmios) com a oferta de vendas de produtos ou serviços, dispostos pela empresa.

Além desta forma de ganho (vendas de produtos ou serviços), o participante ganha quando indica outra pessoa que entra no negócio e conforme ele vai ampliando a sua rede e aumentando o seu ganho exponencial.

E ainda, este participante irá ganhar remunerações de forma indireta, por participantes que entraram com indicações de participantes que compõem a sua rede.

E o marketing mononível, o que é?

Neste caso, amigo(a), o revendedor compra o produto da empresa e o revende, tendo em torno de 30% de lucro sobre as vendas.

Contudo, nesta modalidade, o revendedor obterá ganhos só com as vendas dos produtos, e não com a indicação (entrada) de novos participantes.

Quais as diferenças entre marketing multinível e pirâmide?

Sim, há muitas diferenças amigo(a). Vamos citar as principais.

  • Marketing multinível.

No MMN existem produtos e/ou serviços para comercialização; é um negócio que tem continuidade, mesmo se parar de entrar membros nas redes; a pessoa ganha conforme os seus resultados; é um negócio legalizado; há recolhimento de impostos; o negócio dá garantia de desistência e de devolução de produtos; há treinamentos contínuos; as empresas de MMN integram associações; é seguido um Código de Ética especifico.

  • Pirâmide.

As pirâmides não vendem produtos ou serviços; não há continuidade no “negócio”, caso pare de entrar novos integrantes; não há garantias; não ocorre pagamentos de impostos; não há treinamentos; as pirâmides não seguem o Código de Ética.

História do MMN

É tido que o criador do marketing multinível foi o médico e químico norte-americano Carl Rehnborg.

No ano de 1941, o Doutor Carl lança os primórdios modernos do modelo de vendas diretas, usando os produtos da sua fábrica de suplementos alimentares, a California Vitamins INC.

No ano de 1959, é criado aquela que é tida como a maior empresa de marketing de rede do mundo. A empresa norte-americana Amway.

A Anway foi criada por Rich DeVos e Jay Van Andel.

Contudo, antes do surgimento do MMN nos Estados Unidos, no final do século XVIII na Inglaterra, a Enciclopédia Britânica é vendida no sistema door to door (porta a porta), caracterizando o modelo de vendas diretas.

Bom, amigo(a). A história do MMN é longa e continua em evolução até os dias de hoje, no mundo e inclusive no Brasil. Neste tópico, quis enfatizar mais a história do inicio deste modelo de negócio.

Características do MMN

Em essência, a operação de um negócio multinível consiste na venda direta dos produtos da empresa para o consumidor.

Você também poderá recrutar distribuidores independentes, fazendo com que os seus rendimentos aumentem devido a expansão da sua rede.     

Vamos citar umas características referente a este modelo de negócio:

  • Não há relação trabalhista da empresa de MMN com o seu distribuidor independente;
  • Valor do investimento geralmente não é grande para entrar no negócio, isto considerando o potencial de retorno e lucro sobre o investimento;
  • Ganhos dos rendimentos poderão ser exponenciais, desde que a rede seja bem desenvolvida e atuante;
  • O distribuidor tem todo o suporte da estrutura criado pela empresa, para facilitar as divulgações dos produtos e atração de novos integrantes.

Como funciona e para que serve o marketing de rede

O MMN funciona num processo na qual o revendedor vende os seus produtos para o cliente, gerando uma renda direta. Além disto, este revendedor convida outros interessados que poderão tornarem-se distribuidores independentes.

Com isto, o revendedor também ganha a comissão residual sobre as vendas realizadas destes novos revendedores que estão na sua rede. E claro, toda vez que ele indicar ou outro revendedor da sua rede indicar um novo integrante, ele ganhará a sua comissão.

Até qual nível um distribuidor poderá ganhar comissões?

Amigo(a), isto irá variar de empresa para empresa de MMN. Geralmente, é considerado que muitas empresas pagam as comissões aos integrantes com rede compostas até o 7° nível.

Este modelo de negócio acaba servindo para toda a “engrenagem” do sistema de vendas e captação de novos integrantes continue funcionando permanentemente.

Compensando assim, o profissional de MMN pelas vendas dos produtos ou serviços e ampliação da rede.

Vantagens e desvantagens do MMN

Vamos citar alguns pontos em relação a esses 2 tópicos. Sendo:

  • Vantagens.

Quase não há intermediários entre a produção do produto e a consumidor final. O revendedor, devido a sua rede de contatos, faz esta transição mais diretamente;

O revendedor tem autonomia de trabalho, com flexibilidades de horários, produtos a adquirir para revender e pessoas a contatar para a rede;

Na maior parte dos casos, as empresas de MMN já são estáveis no mercado e possuem produtos de grande qualidade, e dão todo o suporte de treinamento;

É um modelo de negócio escalável, na qual se a rede for bem gerida e com grande giro de produtos, os participantes terão comissões atrativas, dentre outras.

  • Desvantagens.

Dependendo da empresa de MMN, você terá que desembolsar um valor considerável para entrar no negócio;

Atrair os primeiros convidados para a sua rede, num primeiro momento poderá ser mais difícil, sobretudo se você for iniciante;

Gerar uma venda grande de produtos de início, também demandará trabalho;

Criar uma rede grande e solida poderá levar um bom tempo, tendo que sempre ocorrer um trabalho de motivação para não ocorrer desistências, por exemplos.

Habilidades e expansão

Bom amigo(a). Você precisará estudar bastante sobre o tema e assuntos correlatos, como gestão de pessoas, marketing, motivação e vendas, por exemplos.

E sobretudo, você e a sua equipe tem que ter noção que os grandes resultados não virão “do dia pra noite”. É tido que, se em 5 anos você tiver a sua rede bem gerida e com resultados escalares constantes, você estará ao caminho da independência financeira. Sim, é uma possibilidade real.

Vamos citar algumas características que um bom profissional de marketing de rede precisa ter (ou desenvolver), como: ser seguro; forte; generoso; inspirador; motivador; visionário; disciplinado; cooperador; justo; leal; estudioso; influente; entusiasmado; bom comunicador; organizado; persuasivo e poder de coordenação, dentre outros.

Em relação a rede amigo(a), para você expandir a sua rede de forma consistente, você poderá aplicar etapas com a sua equipe (membros da rede) para ter mais efetividade, como:

  • Passar a seus revendedores o que eles terão que fazer;
  • Mostre a eles, como fazer o que está sendo pedido;
  • Deixe os distribuidores independentes da sua rede tentarem fazer todo o processo;
  • Após componentes da sua rede estarem capacitados, delegue a estes participarem do processo de treinamento dos novos integrantes.

Empresas de MMN

Amigo(a)!

Este é um ponto bem importante. Antes de citar os nomes de algumas empresas de MMN renomadas e com grande estrutura no mercado nacional e internacional, você para escolher uma boa empresa de MMN será importante destacar 2 pontos, dentre outros. A empresa tem que ter tempo e histórico no mercado e produtos com valor agregado para comercializar.

Você fazendo uma pesquisa na internet e conversando com participantes de algum marketing de rede, te ajudará na escolha. Vamos citar alguns:

  • MMN internacionais.

Amway;

Herbalife;

Mary Kay;

Avon.

  • MMN nacionais.

Natura;

Polishop;

Jequiti;

Hinode.

Bem amigo(a), citei só alguns exemplos de empresas de marketing de rede brasileiras e estrangeiras (que atuam no Brasil). Citei nomes bem conhecidos, que com certeza você já ouviu falar.

Contudo, existem uma infinidade de empresas de MMN que trabalham com produtos diversos. Caso você tenha interesse em ingressar em uma empresa de MMN, pesquise bem e veja quais tipos de produtos e formas de remuneração te agradará mais.

Literatura recomendada

Amigo(a), citarei alguns exemplos de livros que será fundamental para quem quer ingressar no marketing de rede ou em vendas diretas.

Estes livros não só descrevem sobre MMN, mas também sobre gestão, inteligência financeira e desenvolvimento pessoal. Ou seja, são livros recomendados para quem quer iniciar qualquer tipo de negócios também. Vamos a eles!

  • Os Segredos da Mente Milionária, do autor T. Harv Eker.

O autor descreve 17 passos para a riqueza. Na qual, será necessário mudanças de mentalidade e novos hábitos em relação ao dinheiro, para alcançar o objetivo desejado.

  • O Negócio do Século XXI, do autor Robert T. Kiyosaki.

O autor explica detalhadamente sobre este modelo de negócio (MMN) e do grande potencial de ganhos financeiros com este formato.

Kiyosaki também é o autor do best seller: Pai Rico, Pai Pobre.

  • Go Pro, do autor Eric Worre.

Este livro, é considerado a grande “Bíblia” do MMN em escala global.

O autor descreve toda a sua trajetória no MMN, dando exemplos e conselhos de como se preparar e agir para ter sucesso pleno neste modelo de negócios!

Alguns números do setor

 Olá amigo(a), antes de finalizar este artigo, vou citar alguns números expressivos deste setor, que continua em franca expansão em todo o mundo. Vamos a eles!

Para se ter uma ideia da grandiosidade deste negócio no mercado norte-americano, quase 97% (96,7%) do faturamento dos mais de 32 bilhões de dólares referente ao setor de vendas diretas.

No Brasil, no ano de 2016, mais de 40 bilhões (R$ 40,4 bilhões) de reais em negócios ocorreram, neste segmento de vendas diretas.

No ano de 2015, o faturamento global deste setor chegou a um faturamento de quase 184 bilhões (U$ 183,7 bilhões) de dólares, tendo um crescimento de 7,7% em relação a 2014.

Entre os anos de 2012 e 2015, o mercado de vendas diretas teve um crescimento médio anual de 7,2%.

Bom, amigo(a).

Chego ao final de mais um artigo em como começar um negócio.

Para você que deseja entrar no Marketing multinível, este é um negócio bem promissor e que poderá tornar-se a sua principal renda, desde que desenvolvido.

Muito obrigado e VOLTE SEMPRE!

Consulte também:

ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas

WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *