Franquias

 

Olá, como está você?

Hoje falarei sobre franquias. Este modelo de negócio continua com crescimento no país, propiciando ao empreendedor ter toda a estrutura disponibilizado pela marca, para montar o seu negócio. Contudo, o empreendedor precisará de um certo volume de capital para iniciar neste negócio. Irá variar muito, dependendo do tipo de negócio que a franquia gere. Falarei mais sobre isto, nas próximas linhas.

 

 

Mas a final, o que é uma franquia?

Franquia (conhecida pelo termo franchising também) é um sistema de negócios na qual o franqueador (dono da marca) cede o uso da sua marca para um franqueado.

Para o franqueado, mesmo que ele tenha que desembolsar um montante considerado de capital para iniciar o negócio (falei mais sobre isto neste post), há uma grande vantagem no sentido que ele terá a expertise do franqueador, em utilizar os processos para implantação da tecnologia, administração, montagem da infraestrutura e também, de ter um processo de treinamento já formatado do recursos humanos da franqueadora para treinamento da sua equipe de colaboradores.

Além disto, em como começar um negócio neste formato de negócio (franquia), o franqueado terá os direitos de ter a distribuição (vendas) dos produtos ou serviços da franqueadora, de forma exclusiva ou semiexclusiva.

 

 

 

Qual a diferença entre franqueador e franqueado mesmo? 

Opá! Para reforçar, como descrito acima, o franqueador é o detentor da marca (ou patente) e concede a licença para o franqueado operar a sua marca com os padrões já estabelecidos. O franqueado paga uma taxa para o inicio do negócio e outra mensalmente (falei sobre isto também).

 

Qual entidade representa as franquias no Brasil?

A ABF (Associação Brasileira de Franchising). Esta entidade foi criada no ano de 1987, possuindo milhares de associados, de colaboradores, franqueadores e franqueados.

É uma entidade sem fins lucrativos e sua sede física está localizada na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Olímpia.

No portal da ABF, para quem quiser consultar as opções das franquias associadas a entidade, terá a descrição por segmento do negócio, com as informações de valor mínimo a investir e dos contatos da franqueadora, dentre outros.

A ABF separa o segmento de atuação das franquias associadas, para facilitar a busca e classificação em:

  • Alimentação;
  • Casa e construção;
  • Comunicação;
  • Informática e eletrônicos;
  • Entretenimento e lazer;
  • Hotelaria e turismo;
  • Limpeza e conservação;
  • Moda;
  • Saúde;
  • Beleza e bem estar;
  • Serviços automotivos;
  • Serviços e outros negócios;
  • Serviços educacionais.

 

Quais as condições para ser um franqueado, o que é observado no candidato a franqueado?

O franqueador observa e avalia no candidato pontos como:

  • Espirito empreendedor (já está intrínseco no candidato, já que ele se propõe a ter uma franquia, você concorda?);
  • Dinamismo;
  • Capacidade de gestão de crises;
  • Querer aprender mais, sobretudo o novo negócio;
  • Em saber das necessidades de trabalhar nos finais de semana e eventuais feriados;
  • Saber também, que a atuação dele in loco será necessária muitas vezes, não tendo carga horária definida;
  • Ter um perfil que se encaixe no negócio (segundo a visão da franqueadora) e ser colaborativo (ter parceria) com o franqueador;
  • Noções de gestão administrativa;
  • Integridade e equilíbrio emocional, para manter a postura em momentos difíceis, dentre outras.

 

Bom, além destas condições e outras inerentes, se o candidato a franqueado não tiver as condições financeiras mínimas e legais para iniciar o negócio, o processo nem iniciará.

 

 

  Quais são os tipos de franquias? O que são franquias digitais e microfranquias?

  • Home based. É uma franquia estilo home office (trabalho em casa), não precisando ter um ponto comercial fixo e tendo um investimento mais baixo, em relação as franquias tradicionais (com pontos fixos):
  • Franquias digitais. São franquias de baixo investimento e de fácil instalação;
  • Microfranquia é uma classificação dada pelo mercado, na qual é uma franquia que não ultrapasse os 50 mil reais;
  • Quiosque é uma franquia física, mas que tem um espaço de operação menor e com menos funcionários, em relação as lojas de porte maiores;
  • E logico. Aí temos as lojas de porte pequeno, médio e grande.

 

 

Quais são os tipos de pagamentos que o franqueado fará ao franqueador? Qual o investimento mínimo que um franqueado deve fazer?

O franqueado, além de fazer o pagamento do investimento inicial, terá que pagar ao mês, o valor dos royalties ao franqueador. Sendo este, a taxa a ser paga que está abrangida dentro da Lei de Franquia Brasileira e no contrato com o franqueador.

Além disto, o franqueado terá os custos variáveis e fixos, do negócio. Custos que abrangem aluguel, salários, condomínio (se houver), dentre outros.

 

O investimento mínimo (inicial) que o franqueado deverá fazer irá variar muito, dependendo do formato e tamanho da franquia. Podendo variar de 5 mil reais a 36 milhões de reais, por exemplo.

 

 

Qual o período de retorno de uma franquia? E quando ocorre a renovação de contrato?

Geralmente, o período de retorno do negócio ocorrerá entre 24 a 36 meses.

Isto é uma estimativa, mas dependendo da quantidade investida e dos valores arrecadados com o negócio, o ROI (retorno sobre investimento) poderá variar para menos ou mais, dentro deste período estipulado.

 

A renovação do contrato não tem um prazo definido. Vai das negociações entre o franqueador e franqueado.

Por bom senso, estipula-se que se o retorno ocorrer em torno de 24 meses, o contrato deverá ter pelo menos 05 anos, isto para que o franqueado tenha a possibilidade de cobrir todos os custos e começar a obter o lucro.

Esta situação será a ideal, pois ocorreria um GANHA-GANHA, tanto para o franqueador como para o franqueado. Em obtenção de rendimentos e fortalecimento da marca, dentre outros.

 

 

 

 

 

Continue a leitura comigo, amigo(a)!

As franquias continuam a crescer no país? Quais são os segmentos que englobaram as 50 maiores franquias em 2018?

 

Desempenho do franchise brasileiro – 2° trimestre de 2018

 

Sim, amigos. As franquias continuam a crescer!

Segundo os dados (acima), houve um crescimento no faturamento de 5,1% no faturamento do segundo trimestre de 2018, em relação ao primeiro trimestre.

Em outros dados anteriores, apontou que no ano de 2016 houve um faturamento geral das franquias no Brasil no montante de 151 bilhões de reais, sendo um percentual de 8,3% acima, em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Das 50 maiores franquias no Brasil em 2018, o segmento de alimentação tem o índice de 35%. Os serviços educacionais englobam 15%, e os segmentos de saúde, bem estar e beleza também tem o índice de 15%. Serviços automotivos tem 10% e moda 8%. Os outros segmentos ficaram com 17%.

 

 

Lei de Franquias e COF

Após o franqueado decidir que irá adquirir a franquia em questão, o franqueador passará para o franqueado o COF (Circular de Oferta de Franquia).

Este documento é obrigatório, segundo a Lei de Franquias (link mais abaixo), e com este documento (COF) o franqueado terá acesso ao balanço contábil, quadro societário, verá o registro da marca nos órgãos competentes, terá acesso a relação dos franqueados da rede e informações de possíveis pendências pertinentes.

 

Em suma, o franqueado com este documento poderá analisar a empresa com maiores critérios, e depois disto ao concordar, poderá enfim assinar o Contrato de Franquia.

 

Olá amigo(a).

Para você que gostaria de adquirir mais conhecimentos sobre o tema e tornar-se um especialista no ramo, o kit que eu irei sugerir logo abaixo é uma grande solução para isto!

Com este material você terá um conhecimento bem completo do mercado, podendo assim atuar como consultor de franquias e até mesmo expandir negócios, para que se tornem franquias. Não deixe de consultar e clique no botão abaixo da imagem!

 

Muito obrigado amigo(a), por acompanhar esta leitura até aqui. Abaixo, deixarei alguns links, para você consultar mais a fundo este tema, caso haja mais interesse.

 

E volte sempre!

 

Consulte também:

Lei das Franquias

ABF

Portal do Franchising

Sua Franquia

Fórum de Franquias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *