Empório e Mercearia

 

Olá amigo(a)!

Hoje o assunto, em como começar um negócio, será sobre um empório e/ou mercearia.

Este tipo de negócio, tem uma boa adaptabilidade em bairros residenciais, sobretudo.

Onde, o morador local muitas vezes não quer se sujeitar a se deslocar para um mercado quando tem que apenas comprar alguns poucos itens para o consumo diário.

Bem amigo(a), faça o seu pedido no balcão do empório e vamos em frente!

Há diferenças entre empório e mercearia?

Amigo(a), geralmente as pessoas chamam empório de mercearia ou mercearia de empório. Elas não deixam de terem razão, pelo menos quando pensam nos serviços e produtos dos 02 negócios.

Contudo, é tido que os empórios de hoje são uma evolução das mercearias.

Isto não quer dizer que as mercearias não existam mais, pelo contrário, há muitas ainda.

Comparando com os empórios, as mercearias trabalham com um mix mais reduzidos de produtos e com valores mais acessíveis.

Os empórios, por sua parte, trabalham com uma variedade maior de mercadorias e com itens mais “requintados”. Sendo que parte do seu mix de produtos geralmente são importados.

Como grande ponto em comum, os empórios e mercearias trabalham na grande maioria dos seus itens com produtos alimentícios e bebidas. Isto se pensarmos nos empórios tradicionais, pois há “empórios” de roupas, por exemplo.

Há outros tipos de nomes atribuídos aos empórios?

Sim amigo(a).

É comum as pessoas chamarem os empórios (ou mercearias) de armazém ou de minimercado (ou mesmo de “mercadinho”).

Como disse anteriormente, elas também não deixam de terem razão!

Pois, muitas das coisas que vendem no empório também é encontrada no mercadinho ou no armazém, não é mesmo?

Contudo, há algumas diferenças também!

Num armazém, não necessariamente pode trabalhar com produtos ao consumidor final e nem mesmo com itens alimentícios. Como o próprio nome intui, este tipo de estabelecimento armazena algo, podendo ser qualquer variedade de produto.

Enquanto que, num minimercado (ou mercadinho) já tem uma variedade maior de produtos, não comercializando basicamente produtos alimentícios e bebidas.

Este tipo de estabelecimento trabalha com diversos gêneros de produtos, como de limpeza, higiene, beleza e outros tantos.

Mercado, localização e público

  • Mercado.

Em relação ao mercado, amigo(a), avalie se na sua região já existe algum empório ou mercearia. Se houver, procure não montar o seu negócio próximo do concorrente, e ainda, procure trabalhar com um nicho de produtos que o seu concorrente não trabalhe.

Se o seu concorrente já tem um empório com alimentos importados por exemplo, você poderá montar um empório especializado em bebidas.

Assim, o cliente que vai no seu concorrente teoricamente, também comprará de você, por você ter produtos complementares as necessidades deste.

Um ponto importante!

Também evite de montar o seu empório (ou mercearia) próximo de mercados tradicionais, pois parte do seu público poderá se dirigir a estes, eventualmente.

  • Localização.

Na localização, procure começar o seu negócio num ponto que tenha um bom fluxo de público, caso seja uma loja de rua.

Se o seu negócio estiver localizado dentro de uma galeria ou shopping, certifique-se que há sinalizações suficientes para o cliente localizar a sua loja.

  • Público-alvo.

No perfil do público-alvo para o seu negócio, irá depender muito do tipo de negócio escolhido, se foi um empório ou uma mercearia.

Se o seu negócio for uma mercearia, você atenderá um público de poder aquisitivo mediano, de forma geral.

Uma mercearia num bairro de classe média tradicional, cairá bem!

Mas, se você optou por iniciar o seu negócio com um empório, o perfil do público-alvo deverá mudar substancialmente.

Este público deverá se encaixar no perfil de classe média alta. Pois, um empório num bairro mais elitizado terá preços diferenciados, pois irá trabalhar com produtos importados e por vezes únicos na sua região, para atender a demanda deste perfil de público consumidor.

Estrutura

Os empórios costumam terem um ambiente com aspecto mais rústico e que traga uma sensação agradável ao frequentador.

Pela maior parte dos empórios trabalharem com alimentos e bebidas, estes utilizam uma decoração e mobílias que costumam serem madeiradas.

Geralmente a estrutura de um empório poderá conter um balcão de atendimento, gôndolas e prateleiras para os produtos e uma área de café para os clientes.

Se o negócio for uma mercearia, por ser mais simples, provavelmente não haverá um espaço de café para os clientes.

Mercadorias e fornecedores

Sobretudo, se o seu negócio for um empório, é importante que tenha diversificação de mercadorias e itens exclusivos e até mesmo importados.

Pois, com isto o seu negócio irá atender um publico com perfil seleto e específico para determinado nicho de produtos.

O seu empório poderá trabalhar com mercadorias de linhas de produtos específicos, como:  embutidos, laticínios, frutas secas, especiarias, farinhas diversas, massas, chocolates, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, grãos e diversos outros.

Como dica, amigo(a). Se o seu empório estiver num bairro que tem uma colônia específica, você poderá vender parte dos seus produtos baseados em itens de consumo desta colônia. Com isto, você terá um público consumidor cativo.

As “Casas do Norte”, que comumente estão em regiões periféricas, são uma espécie de empório, que neste caso comercializam produtos tradicionalmente nordestinos.

Em relação aos fornecedores, o seu negócio provavelmente terá vários. Sendo que alguns devam trabalhar com produtos exclusivamente importados.

Importante que todos eles sejam homologados, ainda mais pelo seu negócio lidar com alimentos, está sujeito a fiscalizações constantes.

 Equipe e equipamentos

Com a equipe, é necessário que tenha uma boa higiene e com prática de limpeza constante, por lidarem com produtos alimentícios, sendo muitos perecíveis.

Ter os equipamentos de EPI necessários para os colaboradores usarem será uma obrigação para a segurança dos mesmos. A falta destes equipamentos, poderá gerar multas para o estabelecimento caso ocorra alguma fiscalização específica.

Os outros tipos de equipamentos para a operação do estabelecimento são:

  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Refrigeradores;
  • Balcão frigorifico;
  • Balcão de atendimento;
  • Gôndolas e prateleiras;
  • Máquina registradora;
  • Balança digital, dentre outras.

Como está indo amigo(a), já fez a sua compra?

Falta pouco! Vamos em frente…

Investimento

Segundo dados do SEBRAE, para se montar uma mercearia (ou empório) de porte médio, o investimento inicial deverá ficar em 160 mil reais.

Sendo que, 60 mil é referente a compra de equipamentos e os 100 mil é referente a composição do estoque inicial para o estabelecimento.

Nestes custos, não estão incluídos o custo com a aquisição de um software específico para a gestão do negócio.

Contudo, em outros dados, se a montagem do negócio for de porte pequeno, o empreendedor deverá ter um custo inicial entre 40 mil e 50 mil reais.

Documentação

Amigo(a), como para qualquer abertura de um negócio formal, há uma demanda de autorizações e documentos a obter, vamos a lista!

  • Obter o Alvará de Funcionamento, após fazer a inscrição na Prefeitura do município;
  • Obter também o Alvará de Licença Sanitária, pela ANVISA;
  • Solicitar o CNPJ, após ter a inscrição na Secretaria da Receita Federal;
  • Fazer o Registro na Junta Comercial;
  • Solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros, para poder operar;
  • Ter o enquadramento na entidade Sindical Patronal da categoria;
  • Fazer o registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Se cadastrar no sistema CONECTIVIDADE SOCIAL, na CEF (INSS e FGTS).

É mais do que recomendado, que o empreendedor ao começar o seu negócio que tenha a assistência de um escritório de contabilidade para que não ocorra nenhuma pendência legal.

O contador também auxiliará em demonstrar qual será a melhor forma de enquadramento jurídico para a nova empresa.

Encerro por aqui, em como começar um negócio, mais um artigo.

Muito obrigado por me acompanhar amigo(a) e VOLTE SEMPRE!

Consulte também:

SEBRAE – Como montar uma mercearia.

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