e-Commerce

 

 

Olá amigo(a), como está você?

Vou falar sobre e-commerce hoje. Você que quer explorar e investir neste segmento, este modelo de negócio está tendo um crescimento constante, ano a ano, no Brasil.

Este negócio, segundo alguns dados, teve um crescimento de 12% no ano de 2017, e ficará entre 12% e 15% o crescimento em 2018, comparado com o ano de 2017.

 

Mas a final, o que é e-commerce?

Significa comércio eletrônico. Sendo um tipo de negócio que realiza as suas vendas dos seus produtos através de uma plataforma (sites), através de um computador ou mesmo através de dispositivos móveis, como celulares. Ideal que estes sites tenham o seu conteúdo responsivo (adaptável) para transparecerem nos dispositivos móveis.

 

Quais são as diferenças entre e-commerce e lojas virtuais? E entre e-commerce e marketplaces?

Podemos dizer, que a loja virtual, ‘é o rosto’ do e-commerce. Enquanto que, o e-commerce em si, é toda a estrutura otimizada do site, para realizar as vendas de forma segura, disponibilizando para o cliente diversas formas de pagamentos e com garantias estabelecidas.

 

E entre e-commerce e marketplace? O e-commerce é um comércio eletrônico independente, com os seus próprios produtos, politicas de pagamentos, privacidade e uso.

O marketplace geralmente é um grande portal, onde pode-se divulgar produtos de outras lojas virtuais, disponibilizando toda a sua estrutura de marketing e divulgação.

Há outras diferenças entre os dois modelos. O investimento para um e-commerce especifico é bem maior, pois o empreendedor terá que montar toda a estrutura.

O marketplace tem toda a estrutura montada, o empreendedor que quiser divulgar (e vender) o seu produto nesta plataforma irá pagar uma taxa de adesão e uma porcentagem na venda de cada produto seu.

O marketplace acaba se caracterizando por ser visto como um ‘grande shopping virtual’.

 

Qual a burocracia para se abri um e-commerce?

Bom, para se implantar um e-commerce, este terá uma estrutura parecida com outros comércios físicos. Pois, o e-commerce, devido ter produtos físicos a despachar, tem que ter um local onde ficará o seu estoque e o escritório administrativo.

Dependendo do porte do e-commerce, por vezes, o local do estoque fique em ponto separado, em relação ao seu escritório central.

 

Alguns tipos de documentações exigidas, para abrir um e-commerce:

  • Ter o registro na Junta Comercial;
  • Na Receita Federal, para obter o CNPJ;
  • Solicitar Alvará de funcionamento da Prefeitura;
  • Solicitar também, o Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • Tendo a emissão da NF, no seu Estado correspondente, ter o registro na Secretaria da Fazenda. Estes são os principais documentos e liberações a obter.

 

 

Há outros tipos de modalidades (variações) de e-commerce?

Vejamos:

Social commerce (s-commerce).

Modelo que usa as redes sociais para atração e fidelização, de possíveis clientes.

 

Mobile commerce (m-commerce).

Modelo de uso que mais cresce no e-commerce no Brasil. É quando são usados os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para entrar no site e chegar na página de compra e com isso fazer o checkout (encerrar o processo de compra).

 

TV commerce (t-commerce).

É um tipo de e-commerce que não é muito difundido no Brasil, ainda. É mais avançado nos EUA e Europa.

É um modelo especifico, onde se tem a ampliação de uso de multicanais, para o cliente ter mais uma experiência de interação e compra.

Em modelos de smart tvs, onde há funcionalidades com o e-commerce, na qual o consumidor ao vislumbrar a oferta de um produto divulgado pela tv, poderá fazer o processo de consulta e fechar a compra através da própria smart tv.

 

 

 

Crescimento do e-commerce no Brasil

A previsão de crescimento do e-commerce no Brasil, em 2018, será em torno de 15% comparando com o mesmo período do ano de 2017, girando em torno de 70 bilhões de faturamento neste mercado em ascensão. Segundo alguns dados, em publicações especializadas.

 

Amigo(a).

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Obrigado, amigo(a), por acompanhar mais esta leitura. Vou deixar descrito abaixo, alguns sites que terão um conteúdo mais abrangente referente a este tema.

 

Volte Sempre!

 

Consulte também:

E-commerce Brasil

E-commerce news

 

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