Bistrô

Allons dans um bistrô?

Olá amigo(a)!

Para irmos a um bistrô, não precisamos necessariamente ir a França (onde originou-se este tipo de negócio) para desfrutarmos deste ambiente.

Aqui no Brasil, com suas adaptações, já existem diversos bistrôs. Em comum com os originais franceses, os bistrôs aqui também têm um ambiente aconchegante e um “clima” familiar.

Em como começar um negócio, vamos descrever mais sobre este tipo de negócio.

Vamos a um bistrô, então?

Afinal, o que é um bistrô?

Os bistrôs são um formato de restaurante pequeno e acolhedor. Muitas vezes a sua decoração tem um estilo rústico e simples, tendo poucas mesas no seu ambiente.

Com pratos bem apreciados pelo público devido ao sabor e qualidade.

Negócio que não necessita de grande equipe, e geralmente é administrado pela família criadora do negócio.

Contudo, aqui no Brasil, os bistrôs têm uma notoriedade de serem ambientes mais sofisticados, mesmo que mantenham a tradição do seu espaço físico ser menor, se comparado com um restaurante tradicional.

Neste caso, estes bistrôs tem o comando de um chef especializado que criam pratos exclusivos e requintados, na qual o preço final destes pratos por vezes são superiores ao similar de um restaurante.

Mercado, localização e público

  • Mercado.

Em relação ao mercado, amigo(a), pesquise na região (ou bairro) onde você pretende montar o seu negócio se há outros bistrôs.

Provavelmente, o mais comum de ser encontrado será restaurantes de diversas especializações e lanchonetes.

Mas, mesmo se houver outro(s) bistrô(s) na localidade, isto não será empecilho para você começar o seu negócio.

Devido aos bistrôs serem negócios com espaço físico reduzido, há uma tendência que as mesas na maior parte do tempo estarão ocupadas.

Mas para que isto ocorra, a frequência constante do consumidor, além da divulgação do seu negócio, o seu bistrô terá que ter uma grande qualidade nas refeições e um ótimo atendimento ao público consumidor.

Estes 02 pontos, serão primordiais para o sucesso do seu estabelecimento!

  • Localização.

Após ter sido feito a pesquisa de mercado, a localização (o ponto) do estabelecimento será o próximo passo.

Como foi dito antes, os bistrôs aqui no país costumam serem um ambiente mais sofisticado e requintado.

Se você for montar o seu negócio num bairro residencial, o perfil deste bairro deverá ser de classe média à alta, invariavelmente.

Se for num bairro onde há concentração de empresas e escritórios, também é uma viabilidade, na qual possa se oferecer pratos que atraem este perfil de público.

  • Público-alvo.

Como complemento ao que foi dito anteriormente, se for montado o seu bistrô num bairro residencial de classe média/alta, será interessante que monte próximos a condomínios de alto padrão, na qual o seu bistrô poderá atender parte deste público.

Estrutura e equipamentos para começar um bistrô

Sendo um bistrô que venha comportar uma estrutura mínima, é recomendado que tenha pelo menos uma área entre 35 m² a 50 m².

A disposição do espaço do negócio deverá conter os ambientes: salão de atendimento, balcão de atendimento, banheiros (para clientes e funcionários), estoque, cozinha de produção, vestiário para funcionários e escritório.

E os equipamentos?

Em relação aos equipamentos podemos descrever os principais para montar o negócio, pois dependendo do porte do bistrô, a lista poderá crescer consideravelmente. Vamos a lista:

  • Geladeiras;
  • Freezers;
  • Forno;
  • Fogão industrial;
  • Mesas com cubas;
  • Armários e dispensas;
  • Chapa;
  • Liquidificador;
  • Extrator de suco;
  • Panelas e utensílios no geral;
  • Máquina de café;
  • Mesas e cadeiras;
  • Exaustores;
  • Coifa, dentre outros.

E ainda você terá que adquirir equipamentos e mobílias para compor a parte administrativa e de vendas, como: computador, software específico para gerenciamento do negócio, telefone, impressoras, maquinas de cartão.

Equipe de colaboradores

Sendo um bistrô de porte pequeno, geralmente tendo uma equipe com 04 funcionários já será suficiente.

A montagem do quadro de colaboradores poderá ser a seguinte:

  • Um chef de cozinha;
  • Um auxiliar de cozinha;
  • Um garçom;
  • Um auxiliar de serviços gerais;
  • Um operador de caixa;
  • Um auxiliar administrativo;
  • Um gerente.

Muitas vezes, por questão de reduzir custos, o próprio proprietário fará as funções de administração e gestão do seu negócio, com isto não precisará contratar um funcionário administrativo e/ou gerente.

Documentações necessárias para abrir o negócio

A lista é similar a de outros negócios. Vamos aos itens necessários:

  • Solicitar o Alvará de Funcionamento com a Prefeitura;
  • Solicitar o Alvará Sanitário com a Vigilância Sanitária;
  • Solicitar o Alvará de Vistoria com o Corpo de Bombeiros;
  • Elaborar o Contrato Social;
  • Fazer o registro na Junta Comercial;
  • Fazer a inscrição no Sindicato da categoria;
  • Fazer inscrição no sistema da CEF, para ter acesso ao INSS e FGTS;
  • Fazer a inscrição na Receita Federal para obter o CNPJ;
  • Obter o registro na Secretaria Estadual da Fazenda.

Será necessário amigo(a), que você obtenha os serviços de um escritório de contabilidade, ou mesmo de contador autônomo para que você tenha todo o processo burocrático e legal realizado para você abrir a sua empresa.

Investimento inicial e faturamento

Há estimativas que o custo inicial para você montar e começar a operar o seu bistrô gire entre 120 mil reais a 250 mil reais.

Este custo elevado é tido por ser um ambiente requintado, pela localização do negócio em um bairro nobre e pelos custos das montagens dos pratos mais sofisticados.

Se o seu bistrô estiver localizado em um bairro de classe média e não tiver a elaboração de pratos não muito requintados, o seu investimento inicial para começar o negócio poderá ser bem menor em relação a estimativa citada.

É estimado que um bistrô de pequeno porte pode alcançar até 60 mil reais por mês de faturamento.

E aí amigo(a), já fez a sua refeição?

Estou quase no final, vamos para o cardápio então?

Cardápio

O cardápio do seu bistrô poderá ser variado contendo itens como: aperitivos, frutos do mar e diversas opções de carnes.

Também é importante ter itens como saladas, massas, sobremesas, bebidas e pratos saudáveis.

Se você (ou o seu chef) conseguir elaborar alguns pratos exclusivos em relação aos outros bistrôs e restaurantes, isto poderá ser um diferencial para o seu negócio.

Bom, amigo(a), após “matar” a sua fome chego ao final de mais um artigo em como começar um negócio.

Muito obrigado e VOLTE SEMPRE!

Consulte também:

Sebrae – Como montar um bistrô.

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